quarta-feira, 3 de março de 2010

Jantar dos Grelos

No projecto do nosso Jardim de Infância um dos objectivos é conhecer e recolher as tradições orais da nossa terra. Santo André é uma aldeia que fica junto de Oliveira e onde vivem algumas crianças deste Jardim. Tem uma tradição especial na época de Carnaval: “O Jantar dos Grelos” que é feito na quarta-feira de cinzas. Conforme o relato do Sr. Carlos Rodrigues, Ex-Presidente do Centro Cultural e Recreativo de Santo André, “quando chegava a Quarta-feira de cinzas, depois de terem vivido intensamente o Carnaval na Segunda e Terça-feira, as pessoas agrupavam-se e com cestos de vime partiam pelos quinteiros a apanhar grelos de nabo; pediam-se de porta em porta batatas, ovos, azeite e chouriças. Todos estes ingredientes, cozidos em panelas de ferro, eram deitados em tabuleiros de madeira, onde se amassava o pão, e eram regados com azeite. À volta de uma fogueira as pessoas confraternizavam saboreando esta refeição.”
Actualmente este jantar continua a ser realizado, mas os produtos são comprados ou cedidos pela organização e é alargado a toda a comunidade que queira participar.Nesse contexto de partilha comunitária, confraternização, de vivência e conhecimento de tradições por parte das crianças, decidimos realizar este jantar tradicional no nosso Jardim de Infância. As famílias mobilizaram-se e tornaram possível este projecto trazendo desde o fogão, panelas, o tabuleiro de madeira e todos os ingredientes que permitiram a realização, no dia 11 de Fevereiro, às 19h, deste jantar no Jardim de Infância de Oliveira. Com a colaboração da Educadora, Auxiliares e Famílias, as crianças puderam ter uma vivência enriquecedora no seu Jardim de Infância.
Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow

1 comentário:

  1. sausages were asked door to door. All of these ingredients, cooked in iron pots, were poured into wooden trays, where the bread was kneaded, and drizzled with olive oil. Top Assignment Writing Service

    ResponderEliminar