segunda-feira, 21 de junho de 2010

Vamos experimentar

No nosso Jardim de Infância, todas as quartas feiras fazemos uma experiência diferente. Temos aprendido muitas coisas novas e gostamos muito desta actividade. Agora que chegou a Primavera, a Educadora trouxe sementes de agrião, nós trouxemos cascas de ovos e depois colocámos um pedaço de algodão dentro da casca de ovo. Pusemos lá dentro muitas sementinhas e colocámos bastante água. No dia seguinte as nossas sementinhas já estavam abertas e com umas pequeninas folhas. Depois do fim-de-semana, quando chegámos ao Jardim de Infância, as nossas sementes já tinham crescido muito, tivemos uma grande surpresa! Com as nossas cascas de ovo construímos um pequeno boneco que iremos levar para casa para cuidar dele todos os dias!

Páscoa

Na Páscoa fizemos muitos trabalhos e também tivemos a visita do Coelho da Páscoa que escondeu muitos ovos na nossa sala e nós tivemos que procurá-los. Estavam muito bem escondidos mas conseguimos encontrá-los todos. Eram ovos de chocolate e souberam-nos muito bem. Para levar alguns ovos e amêndoas para casa fizemos um cesto utilizando as caixas de cereais que já estavam usadas e iam para o papelão, no final ficaram estes lindos cestinhos!Também fizemos um pequeno postal para desejar uma boa Páscoa aos nossos pais.

Dia da Mãe

Para as nossas mães fizemos um trabalho muito especial, construímos um pequeno livro onde registámos o quanto gostamos delas e que iniciou com este pequeno poema de autor desconhecido:
MÃE
Em cada abraço
Em cada beijo
Em cada carinho teu
Posso sentir toda a tua força
Do verdadeiro amor
Como posso sentir
O poder do teu carinho
Toda a vez que tu
Olhas para mim

Obrigada, Mãe!

No final embrulhámos e colocámos uma rosa. Achamos que as nossas mães vão gostar desta surpresa! Nós fizemos para elas, com muito carinho.

Bolo doce de azeite

Na Páscoa fomos visitar a avó do Martim para aprendermos a fazer bolos de azeite, um doce típico desta época do ano. Quando chegámos eles já tinham sido amassados e já tinham levedado, pois tudo isto leva muito tempo a fazer. A massa já estava pronta nos tabuleiros e o forno já estava quente. Nós vimos como se colocam a cozer em forno de lenha e a avó do Martim explicou-nos como é que fez a massa, dando-nos depois a receita. Depois de cozidos, provámos os bolos quentinhos e ainda recebemos um bolo de azeite pequenino que levámos para casa para toda a nossa família provar. Percebemos que estes bolos dão muito trabalho a fazer mas que no fim ficam deliciosos!

Se quiserem experimentar aqui vai a receita:

BOLO DOCE DE AZEITE

Ingredientes:
· 5 kg de farinha
· 4 dúzias de ovos
· ± ½ kg de açúcar (a gosto)
· 250 g de manteiga
· ± ¾ L de leite
· 4 pau de canela
· 1 pacote de erva doce bem moída
· Casca de um limão
· 3 pitadas de sal
· ± 200g de fermento
· ± ½ L de azeite

Derreter o fermento com o sal em um pouco de água morna.
Aquecer o azeite para fintar mais rápido.
Ferver o leite com a casca de limão e o pau de canela, quando ferver juntar a manteiga.Numa maceira deitar a farinha, a erva doce e açúcar e misturar. Depois juntar o azeite à medida que se vai amassando. Posteriormente juntar o leite, o fermento e os ovos, previamente batidos, mas sem deixar de amassar. Continuar a amassar até ocorrer a formação de grandes bolhas.

Dia da Árvore

Fomos convidados pela Câmara Municipal de Mangualde para assistir à plantação de uma árvore numa das rotundas da cidade, a fim de comemorar o dia da árvore. Pudemos assistir à plantação de uma Oliveira que era já “adulta” e foi transportada em cima de um camião. Foi uma retroescavadora que fez um grande buraco e que a mudou do camião para ser colocada na terra. Gostámos muito de assistir a esta actividade pois nunca tínhamos visto plantar uma árvore tão grande. No final o Sr Presidente da C.M.M. ofereceu-nos um lanche e regressámos à nossa escola. Obrigado ao Sr Presidente por nos ter proporcionado esta oportunidade.