segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011



OLÁ MATEMÁTICA!

Este é o tema do nosso projecto para o ano lectivo 2010-11. Este projecto é comum a todos os jardins de infância do nosso agrupamento e tem os seguintes objectivos:


1 -OBJECTIVOS
1.1 Objectivos gerais
- Desenvolver competências matemáticas, criando condições e oportunidades para que as crianças possam construir conhecimentos a partir das situações que vão surgindo no quotidiano do jardim-de-infância, centradas nos seus interesses e preocupações.
-Incentivar a criança a expressar as suas ideias, a falar sobre a questão em si e a registar graficamente as suas ideias, favorecendo deste modo a estruturação do seu pensamento.
- Familiarizar a criança com algumas noções matemáticas, fornecendo bases para aprendizagens futuras, nomeadamente as que deverão ocorrer no 1ºCEB.


1.2.Objectivos específicos
-Promover situações de aprendizagem que levem a criança a :
Geometria
-Analisar características e propriedades de formas geométricas bidimensionais e tridimensionais.
-Fazer construções geométricas com materiais diversos.
-Reconhecer formas geométricas simples; completar e inventar padrões.
-Especificar localizações e descrever relações espaciais.
- Explorar o conceito/sentido de medida, dando ênfase à grandeza, comprimento e às medidas lineares.
Sentido do número
-Explorar o sentido do número.
- Construir relações numéricas / classificar, seriar, ordenar e agrupar objectos segundo uma ou mais qualidades.
-Fazer pequenas operações (soma e subtracção).
-Organizar e tratar dados utilizando diversas formas de registo: conjuntos, tabelas de dupla entrada, diagramas, gráficos de barras…)

2-OPÇÕES CURRICULARES
As opções curriculares que a seguir se enunciam, configuram o conjunto de conteúdos priorizados para este ano lectivo, e obedecem a requisitos de complexificação progressiva das propostas de trabalho apresentadas, por forma a estimular o espírito crítico da criança e a sua capacidade de resolução de problemas.


1º Período - Área temática: “Brincando com dominós “
Oficina de Matemática – Construção de dominós
Vivência do espaço e do tempo
Formas geométricas
Exploração do sentido de número
Exploração de princípios lógicos
Resolução de problemas


2º Período – “Área temática: Brincando ao cálculo”
Oficina de Matemática: Construção do jogo cuisenaire e de um loto
Noção e Formação de conjuntos
Emergência das operações
Subitinzing
3º Período - " Área temática: Brincando com a geometria
Oficina de Matemática - Construção de blocos lógicos e de um Geoplano
Organização e tratamento de dados:
Recolha de dados – formação de conjuntos
Representação:
Construção e leitura de tabelas e gráficos
Análise e construção de padrões
Operar com formas geométricas
Construção de sólidos

3-ESTRATÉGIAS
Tendo em conta a planificação desenhada, fixaram-se algumas estratégias que consideramos poder facilitar a sua operacionalização, a saber:
No contexto sala de aula
 Disponibilização e exploração de uma nova área de trabalho – oficina da matemática.
 Exploração e apetrechamento do canto da biblioteca – disponibilização de obras que permitam a sua exploração matemática.
 Mala da matemática – esta mala percorrerá os jardins-de-infância com jogos construídos na oficina de Matemática, versando esta temática. A mala, para além do material didáctico, conterá propostas pedagógicas que resultam do trabalho desenvolvido num JI, cuja aplicação nos restantes se aconselha.
 Elaboração de um livro de matemática no final do ano onde serão coligidos os materiais seleccionados.



1º PERÍODO



Neste período trabalhámos o dominó. Como no nosso grupo a maioria dos meninos tem 3 anos fizemos um dominó de cores. Utilizámos umas amostras de linóleos em forma rectangular. A educadora contou-nos a história “ O João e o arco-íris” e com as cores do arco-íris construimos o nosso dominó. Aprendemos as regras deste jogo e gostámos muito de jogar:



Depois de termos aprendido a jogar bem o dominó e as cores do arco-íris, a educadora levou-o para trocar com os meninos de outro Jardim. Eles ficaram a conhecer o nosso e nós pudemos brincar com o deles. Já brincámos com o dominó feito pelos meninos de Mangualde (S. Julião), de Cubos e de Matados:

Os meninos de Matados construiram um Dóminó com números e botões.



Os meninos de Cubos construiram um dómino com formas geométricas.


Também gostámos muito de brincar com estes dóminós e agradecemos aos meninos destes Jardins por terem partilhado connosco, pois aprendemos coisas novas com eles e esperamos que eles tenham gostado do nosso.

Sem comentários:

Enviar um comentário