1 -OBJECTIVOS
1.1 Objectivos gerais
- Desenvolver competências matemáticas, criando condições e oportunidades para que as crianças possam construir conhecimentos a partir das situações que vão surgindo no quotidiano do jardim-de-infância, centradas nos seus interesses e preocupações.
-Incentivar a criança a expressar as suas ideias, a falar sobre a questão em si e a registar graficamente as suas ideias, favorecendo deste modo a estruturação do seu pensamento.
- Familiarizar a criança com algumas noções matemáticas, fornecendo bases para aprendizagens futuras, nomeadamente as que deverão ocorrer no 1ºCEB.
1.2.Objectivos específicos
-Promover situações de aprendizagem que levem a criança a :
Geometria
-Analisar características e propriedades de formas geométricas bidimensionais e tridimensionais.
-Fazer construções geométricas com materiais diversos.
-Reconhecer formas geométricas simples; completar e inventar padrões.
-Especificar localizações e descrever relações espaciais.
- Explorar o conceito/sentido de medida, dando ênfase à grandeza, comprimento e às medidas lineares.
Sentido do número
-Explorar o sentido do número.
- Construir relações numéricas / classificar, seriar, ordenar e agrupar objectos segundo uma ou mais qualidades.
-Fazer pequenas operações (soma e subtracção).
-Organizar e tratar dados utilizando diversas formas de registo: conjuntos, tabelas de dupla entrada, diagramas, gráficos de barras…)
As opções curriculares que a seguir se enunciam, configuram o conjunto de conteúdos priorizados para este ano lectivo, e obedecem a requisitos de complexificação progressiva das propostas de trabalho apresentadas, por forma a estimular o espírito crítico da criança e a sua capacidade de resolução de problemas.
1º Período - Área temática: “Brincando com dominós “
Oficina de Matemática – Construção de dominós
Vivência do espaço e do tempo
Formas geométricas
Exploração do sentido de número
Exploração de princípios lógicos
Resolução de problemas
2º Período – “Área temática: Brincando ao cálculo”
Oficina de Matemática: Construção do jogo cuisenaire e de um loto
Noção e Formação de conjuntos
Emergência das operações
Subitinzing
Oficina de Matemática - Construção de blocos lógicos e de um Geoplano
Organização e tratamento de dados:
Recolha de dados – formação de conjuntos
Representação:
Construção e leitura de tabelas e gráficos
Análise e construção de padrões
Operar com formas geométricas
Construção de sólidos
3-ESTRATÉGIAS
Tendo em conta a planificação desenhada, fixaram-se algumas estratégias que consideramos poder facilitar a sua operacionalização, a saber:
No contexto sala de aula
Disponibilização e exploração de uma nova área de trabalho – oficina da matemática.
Exploração e apetrechamento do canto da biblioteca – disponibilização de obras que permitam a sua exploração matemática.
Mala da matemática – esta mala percorrerá os jardins-de-infância com jogos construídos na oficina de Matemática, versando esta temática. A mala, para além do material didáctico, conterá propostas pedagógicas que resultam do trabalho desenvolvido num JI, cuja aplicação nos restantes se aconselha.
Elaboração de um livro de matemática no final do ano onde serão coligidos os materiais seleccionados.
Neste período trabalhámos o dominó. Como no nosso grupo a maioria dos meninos tem 3 anos fizemos um dominó de cores. Utilizámos umas amostras de linóleos em forma rectangular. A educadora contou-nos a história “ O João e o arco-íris” e com as cores do arco-íris construimos o nosso dominó. Aprendemos as regras deste jogo e gostámos muito de jogar:
Depois de termos aprendido a jogar bem o dominó e as cores do arco-íris, a educadora levou-o para trocar com os meninos de outro Jardim. Eles ficaram a conhecer o nosso e nós pudemos brincar com o deles. Já brincámos com o dominó feito pelos meninos de Mangualde (S. Julião), de Cubos e de Matados:
Os meninos de Matados construiram um Dóminó com números e botões.
Os meninos de Cubos construiram um dómino com formas geométricas.
Também gostámos muito de brincar com estes dóminós e agradecemos aos meninos destes Jardins por terem partilhado connosco, pois aprendemos coisas novas com eles e esperamos que eles tenham gostado do nosso.
Sem comentários:
Enviar um comentário